top of page

Flexibilidade Psicológica e Desenvolvimento Humano

A vida está em movimento. Momentos de alegria, momentos que nos desafiam, experiências dentro do que planejamos, experiências completamente fora do que planejamos. A vida é uma caixinha de surpresas!


Mesmo na rotina, quantas nuances... Dias ensolarados... Dias chuvosos. Quantas vezes brigamos com nós mesmos ou com os outros quando a vida sai dos nossos termos?


A abertura para compreender a vida da forma como ela se apresenta é um ato de coragem, não é mesmo? É nesse contexto que somos convidado a um ato revolucionário de gentileza com a nossa própria história. Entramos no campo da Flexibilidade Psicológica.


Essa expressão representa o nosso movimento de abertura e consciência sobre o nosso momento presente, olhando para as nossas necessidades e o nosso processo de desenvolvimento. Cuidando do que está aqui e agora. Cuidando do corpo que habitamos e que nos viabiliza tantas experiências.


Esse movimento de abertura e gentileza envolve uma habilidade de conexão com a nossa experiência subjetiva e com o ambiente que nos cerca. Essa conexão profunda está alicerçada em uma perspectiva curiosa, sem julgamentos, sobre o que fazemos, pensamos, sentimos, e sobre os estímulos que nos cercam. Observe que esse movimento não se trata de uma fuga da realidade ou de uma distração, mas envolve uma conexão com a nossa própria experiência. Nesse movimento de abertura, o ponto de partida é o aqui e agora. É preciso coragem para transformar culpa ou arrependimento, por exemplo, em abertura, gentileza, conexão e transformação. A linguagem pode às vezes representar uma armadilha para a autocrítica e um ciclo vicioso. A provocação é: daqui para frente, o que eu posso fazer de diferente?


Não há mudança, sem um ponto partida. O começo da nossa mudança está na curiosidade sobre as nossas reatividades e o nosso "piloto automático", e na intencionalidade das nossas ações. É na investigação gentil sobre este momento, sobre o aqui e agora, que reside o nosso maior convite para o autoconhecimento, para a possibilidade de desenvolvimento e mudanças em comportamentos que nos distanciam dos valores que são importantes em nossas vidas.


Flexibilidade psicológica está intimamente relacionada a esse processo de desenvolvimento humano, na abertura para a vida em contínuo movimento.

bottom of page